Juventudes negadas
direitos estão assegurados, desde 1990, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. É dever do Estado oferecer as condições necessárias para o cumprimento desses direitos. Mas para uma parcela significativa de jovens, esses direitos são negados. São milhares de meninas e meninos, majoritariamente negros, moradores de favelas e periferias, que não têm oportunidades de estudar, de ter acesso à saúde, à moradia digna, à alimentação adequada ao seu desenvolvimento.
Chega de profecias: a juventude negra quer viver!
A Lei de Drogas tem um impacto importante no crescimento da população carcerária. Ela se encaixa perfeitamente no objetivo das polícias e do sistema judiciário de produzir números.
Guerra às drogas e a negação do povo preto
A atual política de drogas apenas reedita a histórica atuação estatal justificando essa perseguição nos dias de hoje. O encarceramento em massa, a alta taxa de letalidade policial, nada disso tem como fim a diminuição da oferta de drogas que, ano após ano, seguem liberadas em nossa sociedade, mas tão somente a perseguição do corpo negro e periférico repetindo a mensagem que se repete há séculos neste país: você, negro, não tem o direito a usufruir dessa sociedade.
Tráfico de drogas: percepção policial e custos para a sociedade
Nos diversos programas policiais que ocupam as tardes televisivas de milhões de brasileiros, as notícias e imagens mais comuns mostram viaturas em perseguições emocionantes, arriscadas trocas de tiros, prisões espetaculares, policiais pulando muros e andando ofegantes em telhados atrás de suspeitos, transmitindo ao público a ideia de que ser policial é viver o tempo inteiro […]
O custo da dor
Quais dores contam? Quanto custa a dor de ter seu filho morto com dezenas de tiros dentro da própria casa? E a dor de se por à procura do corpo dele em hospitais até encontrá-lo, 17 horas depois, no Instituto Médico-Legal, como fora o caso de João Pedro, 14 anos, em maio de 2020 no […]