Saúde

COMO CHEGAMOS AOS RESULTADOS?

Base de Dados e Critérios

Para calcular como a guerra às drogas impacta a saúde física e mental de moradores do Rio de Janeiro e os custos econômicos ligados a essa política, comparamos dois grupos de favelas com características socioeconômicas semelhantes, mas diferentes quanto ao grau de exposição a tiroteios com presença de agentes de segurança em 2019, segundo dados do Instituto Fogo Cruzado. Foram considerados tiroteios em um raio de até 400 metros das unidades de saúde desses locais.

As favelas mais afetadas por esses tiroteios foram: Nova Holanda, do complexo da Maré; CHP-2, do complexo de Manguinhos, ambas na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, e Vidigal, localizada na Zona Sul. Em seguida, selecionamos comunidades que não tiveram registros de violência armada no mesmo ano. São elas: Parque Proletário dos Bancários, localizado na Ilha do Governador; Parque Conquista, no bairro do Caju, ambas na Zona Norte do Rio de Janeiro; e Jardim Moriçaba, na Zona Oeste.

Pesquisa de campo nas comunidades selecionadas

Em 2022, uma pesquisa de campo inédita foi realizada para avaliar o estado de saúde dos moradores e o acesso aos serviços de saúde nas seis favelas estudadas. Para isso, foram aplicados 250 questionários em cada uma, o que totalizou uma amostra de 1.500 pessoas maiores de 18 anos. Além dessas informações, foram inseridas perguntas sobre o perfil socioeconômico e o impacto da violência na oferta e na procura de serviços de saúde nas comunidades.

Metodologia Saúde - Ilustração Laerte

Investigamos o efeito dos tiroteios na prevalência dos agravos de saúde como hipertensão arterial, diabetes, alterações do colesterol, infarto, asma, insônia prolongada e tuberculose. Ou seja, mapeamos a quantidade de pessoas que receberam diagnóstico ou que fizeram uso de medicação para essas condições nos 12 meses anteriores à pesquisa. Analisamos, também, a probabilidade dos moradores saudáveis desenvolverem essas condições em função da exposição à violência.

Nos casos de transtornos mentais como depressão e ansiedade, consideramos, além do diagnóstico e/ou uso de medicação, um conjunto de sintomas típicos dessas condições, medidos a partir de instrumentos de rastreamento preliminar.