Educação

como chegamos aos resultados?

Para chegar ao resultado de como a violência é um fator determinante para a perda de aprendizado, e consequentemente a perda de renda ao longo da vida dos estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede municipal do Rio de Janeiro, identificamos as escolas mais expostas à violência, em 2019, e comparamos com outras do mesmo nível socioeconômico, mas sem registros de operações policiais. 

O critério para selecionar escolas com o entorno violento foi a ocorrência de seis ou mais operações policiais durante o ano nas proximidades das escolas, segundo informações fornecidas pela SME. Comparamos o desempenho na Prova Brasil 2019 dos alunos do 5º e 9º do ensino fundamental dessas escolas com aquele de escolas que não registraram nenhuma operação policial.

Comparamos o desempenho na Prova Brasil 2019 dos alunos do 5º e 9º  anos do ensino fundamental dessas escolas com aquele de escolas que não registraram nenhuma operação policial mas que tinham informações semelhantes sobre o perfil das escolas, seu funcionamento, e seus estudantes, disponibilizadas pelo Inep:

 

  1. Nível socioeconômico das escolas (leva em conta a escolaridade dos pais e a posse de bens e serviços)
  2. Complexidade da gestão escolar (que leva em conta o número de alunos matriculados, de etapas/modalidades de ensino ofertadas e a complexidade dessas etapas ofertadas e número de turnos de funcionamento da escola),
  3. Proporção de pais com alta escolaridade (ensino médio completo ou mais), e
  4. Proporção de aluno não brancos e proporção de alunos do sexo masculino.

 

O que descobrimos foi: quanto mais operações policiais nas proximidades, menor será o aprendizado desses alunos. Tiroteios no entorno das escolas reduziram 64% do aprendizado em Português e fizeram os estudantes do município do Rio perderem um ano letivo em Matemática. 

Equivalência monetária

O estudo seguiu dois passos metodológicos para mensurar essa perda econômica. Primeiro, relacionou o impacto das operações policiais à perda de proficiência medida pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Em seguida, mensurou o efeito dessa perda nos rendimentos do trabalho ao longo da vida produtiva, dos 16 aos 65 anos. A partir das duas estimativas, foram calculados os custos monetários da guerra às drogas baseados numa previsão dos rendimentos futuros médios do trabalhador do Município do Rio de Janeiro.

Considerando que a média do aprendizado perdido em português e em matemática é de 8,2 pontos na escala do Saeb, a perda de proficiência dos alunos expostos a violência até o 5º ano do ensino fundamental acarreta uma queda de 4% no seu rendimento futuro. O que significa uma perda de R$ 24.698,00,  relativa apenas aos efeitos na proficiência acadêmica, sem considerar outros indicadores como os de reprovação e abandono.