Artigos

drogas-artigo-header-trafico-de-drogas

Segurança e Justiça

TRÁFICO DE DROGAS: PERCEPÇÃO POLICIAL E CUSTOS PARA A SOCIEDADE - Tulio Kahn e Rodrigo Vilardi

drogas-artigo-header-proibicao-saude

Saúde

PROIBIÇÃO E SAÚDE - Dartiu Xavier da Silveira Filho

drogas-artigo-header-viverbem

Educação

Notas sobre Bem Viver: a guerra às drogas e a educação no Brasil - Douglas Belchior

O Custo da Dor - Thiago Amparo

Segurança e Justiça

O Custo da Dor - Thiago Amparo

FOTO: MATIAS MAXX​
Foto: Matias Maxx

Território

Território e Proibição: guerra às drogas ou guerra aos pretos e pobres? - Raquel Rolnik

Foto: Matias Maxx
Thiago de Souza Amparo

Segurança e Justiça

O Custo da Dor

Thiago de Souza Amparo

Professor da FGV Direito SP e da FGV Relações Internacionais ministrando cursos sobre direitos humanos, antidiscriminação e direito internacional. Mestre e Doutor em Direito pela Central European University (Budapeste) e foi pesquisador visitante na Universidade de Columbia (NY), escreve às segundas na Folha de SP

Segurança e Justiça

TRÁFICO DE DROGAS: PERCEPÇÃO POLICIAL E CUSTOS PARA A SOCIEDADE

TULIO KAHN é doutor em Ciência Política.

RODRIGO VILARDI é doutor em Direito Penal e Policial Militar do Estado de São Paulo.

Dartiu Xavier da Silveira

Saúde

PROIBIÇÃO E SAÚDE

DARTIU XAVIER DA SILVEIRA FILHO

Graduado em Medicina pela Escola Paulista de Medicina (1978), concluiu mestrado (1991) e doutorado (1997) em Psiquiatria na Universidade Federal de São Paulo. Foi consultor do Ministério da Saúde e da Secretaria Nacional de Drogas (Senad – Ministério da Justiça) e membro da American Psychiatry Association, da International Association for Analytical Psychology, além de pesquisador-colaborador da University of California (UCLA). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica e da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Álcool e Drogas (ABRAMD). Atualmente é professor livre-docente da Universidade Federal de São Paulo, tendo experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, Psicologia e Neurociências, atuando principalmente nos seguintes temas: dependência de álcool e drogas (incluindo redução de danos); depressão; transtorno de déficit de atenção; transtornos do controle dos impulsos; comorbidades psiquiátricas; psicometria (envolvendo adaptação e validação de instrumentos diagnósticos); psicologia analítica; neuropsiquiatria; neurobiologia, revisão sistemática e metanálise. Atua ainda como médico psiquiatra e psicoterapeuta em consultório particular, sendo Professor Associado do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFEPS/EPM).

Território

Território e Proibição: guerra às drogas ou guerra aos pretos e pobres?

Raquel Rolnik

Urbanista e arquiteta, é professora titular da Faculdade de Arquitetura e
Urbanismo da USP. Foi diretora de planejamento da Secretaria Municipal de Planejamento de São Paulo(1989-92) , secretária nacional de Programas
Urbanos do Ministério das Cidades (2003-07) e consultora de cidades
brasileiras e latinoamericanas. De 2008 a 2014 foi relatora especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada. Atuou como colunista de urbanismo da Rádio CBN-SP, Band News FM e Rádio Nacional, UOL, e do jornal Folha de S.Paulo, mantendo hoje coluna na Radio USP e em sua página raquelrolnik. É autora, entre outros, de A cidade e a lei: legislação, política urbana e territórios na cidade de São Paulo (Studio Nobel, 1997), Guerra dos lugares: A colonização da terra e da moradia na era das finanças (Boitempo, 2016) e Territórios em Conflito – São Paulo: espaço, história e política.

Link para Currículo Lattes.

Educação

Notas sobre Bem Viver: a guerra às drogas e a educação no Brasil

DOUGLAS BELCHIOR é professor de História e Coordenador de Articulação de Projetos do Fundo Brasil de Direitos Humanos. É fundador da Uneafro Brasil e membro da Coalizão Negra por Direitos.

ADRIANA MOREIRA é doutoranda em Educação e Ciências Sociais: desigualdade e diferença – FE-USP. Integrante da Uneafro Brasil e membra da Coalizão Negra por Direitos.